Educação Infantil
Os eixos estruturantes das práticas pedagógicas da Educação Infantil são as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.
Na Educação Infantil, as aprendizagens essenciais compreendem tanto comportamentos, habilidades e conhecimentos quanto vivências que promovem aprendizagem e desenvolvimento nos diversos campos de experiências, sempre tomando as interações e a brincadeira como eixos estruturantes.
O Colégio Santa Teresinha propõe para a Educação Infantil:
→ Desenvolvimento de ações de cuidar e educar;
→ Atividades lúdicas que promovam a apropriação e articulação de conhecimentos;
→ Aprendizagens de diferentes linguagens;
→ Aperfeiçoamento dos aspectos físico, psicológico, intelectual e social;
→ Realização de experiências que desenvolvam habilidades e competências;
→ Atividades que favoreçam a alfabetização e a construção dos conceitos matemáticos;
→ Fortalecimento de vínculos de família, a solidariedade humana e o exercício da cidadania, bem como o direito à proteção, à saúde, à liberdade, à confiança, ao respeito, à dignidade, à brincadeira e à convivência.
Maternal I e II (2 anos e 3 anos)
O MATERNAL I e II tem como eixo temático norteador a IDENTIDADE, oportunizando às crianças uma diversidade de vivências que lhes possibilitem o conhecimento de si e do mundo, por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas e corporais. Dessa forma, as crianças constroem saberes e narrativas, aprendem a cuidar de si, a conhecer suas próprias características e preferências e a conviver com os demais.
Pré I e Pré II (4 e 5 anos)
Ao relacionar-se, o ser humano transforma o mundo. Assim, o eixo temático RELAÇÕES E TRANSFORMAÇÕES norteia o trabalho desenvolvido no PRÉ I e PRÉ II. As crianças aprendem por meio dos sentidos, do movimento corporal, da experimentação e das relações com o ambiente e com os demais, promovendo o cuidado, a preservação, a interação e o conhecimento da biodiversidade e da sustentabilidade da vida no planeta, nossa casa comum. O intuito é educar crianças para que se tornem amantes da vida, cidadãs planetárias responsáveis por relações equilibradas entre cultura e natureza.